Aberta as Inscrições para Submissão de Trabalhos na I Semana de Sociologia da Unilab

A Comissão Organizadora do 1ª SEMANA DE SOCIOLOGIA DA UNILAB CE convida estudantes, docentes e pesquisadores para submeterem propostas de trabalho a serem apresentados nos Grupos de Trabalho (GTs) neste evento, a realizar-se entre os dias 30 e 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2019, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.

Os/as interessados/as devem submeter o seu trabalho em um dos 7 eixos temáticos:

Regras para a submissão de propostas de trabalho
  1. Da modalidade e submissão de propostas de Trabalho:
  1. 1 A modalidade da apresentação será oral, com discussão coletiva, em modelo de Grupos de Trabalho, com a socialização de resultados de pesquisas finalizadas ou em andamento, vivências e argumentos por meio de escuta e partilha de saberes;
  1. 2 A proposta deve ser enviada em arquivo Word ou equivalente, na forma de resumo. Os resumos devem estar de acordo com o template disponibilizado nesta aba;
  1. 3 Podem se inscrever para apresentação de trabalhos, estudantes regularmente matriculados nos cursos de Bacharelado em Humanidades, de Sociologia e demais terminalidades da UNILAB; de outras Instituições de Ensino Superior (IES); professores da escola básica e, demais interessados;
  1. 4 . As coordenadoras ou os coordenadores dos Grupos de Trabalho (GTs) também poderão submeter trabalhos para os GTs que coordenam desde que respeitem o limite máximo de submissão de até dois trabalhos para o evento, seja com autoria ou coautoria;
  1. 5. As propostas de Trabalho deverão estar vinculadas em um dos Grupos Temáticos citados abaixo:

GT 01- RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E GÊNERO

Coordenação: Profª. Janaina Campos Lobo e Prof. Lourenço Cardoso

O GT Relações Étnico-Raciais e Gênero tem como objetivo abordar temas de pesquisa que reflitam sobre a construção das relações étnico-raciais e gênero a partir da perspectiva da interseccionalidade, em que raça, etnia, nacionalidade, classe, gênero e demais marcadores sociais se justapõem e/ou se interseccionam na construção de identidades sociais e de sistemas relacionados de discriminação, opressão e dominação. Tal perspectiva visa a compreensão e o debate de códigos socioculturais de delimitação de processos identitários e marcadores de diferenças entre os grupos sociais e os indivíduos, bem como a elucidação de formas de enfrentamento aos processos de dominação social.

GT 02-ÁFRICA, DESENVOLVIMENTO E GLOBALIZAÇÃO

Coordenação: Prof. Ricardo Ossagô de Carvalho e Prof. Vico Dênis Sousa de Melo

O Grupo de Trabalho (GT) visa discutir as várias problemáticas envolvendo a questão do desenvolvimento e da globalização, principalmente em contextos africanos, tendo sempre como perspectiva o capitalismo/colonialismo global. O capitalismo/colonialismo como sistema mundo hegemônico, acaba por não permitir outras formas de ver, discutir e entender o desenvolvimento e a globalização sobre perspectivas não-eurocentradas. Portanto, o GT incentiva discussões acerca da lógica do capitalismo/colonialismo e suas incidências nas sociedades periféricas, com especial ênfase ao contexto africano, assim como produções interdisciplinares a partir das epistemologias do sul e experiências/alternativas advindas desse Sul global não-imperial.

GT 03 – EDUCAÇÃO, ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS

Coordenação: Prof. Lucas Marcelo Tomaz de Souza, Profª. Joana Elisa Röwer, Érick Oliveira (Licenciado em Sociologia/UNILAB e mestrando em Humanidades/UNILAB) e Farã Vaz (Licenciado em Sociologia/UNILAB e mestrando em Humanidades/UNILAB)

O GT Educação, Escola e Políticas Públicas tem como objetivo conversar sobre pesquisas concluídas ou em andamento e relatos de experiência que tratam da temática da educação, da escola e das políticas públicas da educação nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Questões sobre currículo, ensino de sociologia, juventudes escolarizadas, gestão educacional e gestão escolar, influência dos organismos internacionais nas políticas nacionais de educação, entre outras temáticas da educação são bem-vindas neste GT.

GT 04- CIDADE, CULTURA E POLÍTICA

Coordenação: Prof. Igor Monteiro Silva, Prof. Eduardo Gomes Machado, Prof. Ricardo César Carvalho Nascimento e Profª. Anne-Sophie Marie Frédérique Gosselin

Espaços privilegiados de ações e manifestações das mais diversas formas artísticas e políticas, as cidades apresentam-se como valioso “objeto” de apreciação e importantíssimo “campo” de investigação sociológico. Considerando o exposto, o presente GT objetiva configurar-se como um espaço de reflexão plural acerca da experiência social citadina a partir da apreciação de trabalhos – empíricos, teóricos e/ou metodológicos – que tematizem algumas das dimensões estruturantes de tal experiência, tais como: performances artísticas, lutas e movimentos sociais, patrimônio etc. Pesquisas já finalizadas, bem como as ainda em andamento, situadas no campo dos estudos urbanos, portanto, podem ser submetidas a este GT.

GT 05 – SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Coordenação: Prof. Francisco Thiago Rocha Vasconcelos, Prof. Antônio Marcos de Sousa Silva e Prof. Marcelo Cavalcanti

A proposta do GT é refletir sociologicamente sobre as formas e manifestações dos conflitos sociais, das violências e da criminalidade, assim como sobre as respostas sociais e governamentais nas áreas de segurança pública e de justiça criminal, no Brasil e em África lusófona. Serão aceitos trabalhos que abordem temas como: as formas e os impactos da criminalidade violenta em pequenos, médios e grandes centros urbanos; o funcionamento de mercados ilegais de armas, drogas e outras mercadorias; formas de organização, atuação e discursos de facções criminais; mortes de jovens e adolescentes; remoções forçadas e “refugiados urbanos”; chacinas; grupos de extermínio; violência e racismo; violência e escola; violência contra a mulher; violência homofóbica e transfóbica; violência doméstica; violência contra a criança e o adolescente; violência no campo; violência institucional; ações, programas e políticas na segurança pública, na justiça criminal e na prevenção à violência;  trabalho policial (polícias militar, civil e guardas municipais); judiciário e sistema carcerário (cadeias públicas e penitenciárias); discursos e práticas governamentais; debates e propostas legislativas; mídia e violência; redes e ações de mobilização social e seus repertórios discursivos.

GT 06- EXPERIMENTAÇÕES EM IMAGEM, SOM E TEXTO

Coordenação: Profª. Joceny de Deus Pinheiro, Profª Daniele Ellery Mourão e Antônio Gislailson Delfino da Silva (Licenciado em Sociologia/UNILAB)

O grupo de trabalho acolhe experiências de pesquisa com filme, vídeo, fotografia, desenho, gravura, som e música, de forma separada ou combinada, e em articulação ou não com o texto, abordando assuntos de relevância para a sociologia, ou para a grande área das ciências sociais. 

GT 07- A SOCIOLOGIA E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: ENTRE O MULTILATERALISMO E O UNILATERALISMO

Coordenação: Prof. Sebastião André Alves de Lima Filho

O objetivo deste Grupo de Trabalho é discutir a mudança no cenário das relações internacionais nos últimos anos por conta da ascensão de governos de extrema direita.

  1. 6. Os resumos devem ser enviados para o e-mail: gtsemanadasociologiaunilab2019@gmail.com. No assunto do e-mail o estudante deve escrever o nome do GT na qual está fazendo a inscrição.
  1. 7. As propostas de Trabalho somente serão avaliadas se encaminhadas conforme o cronograma explicitado no item 2;
  1. 8. Os Trabalhos aprovados receberão pela Comissão Organizadora carta de aceite por e-mail e serão divulgados neste site.
  2. Dos prazos:
  1. As submissões deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail até o dia 20 de janeiro de 2018.
Datas Ações
19.12.18 a 20.01.19 Envio de resumos de Trabalho
20 a 25.01 Análise das propostas de Trabalho pelas Coordenadoras e Coordenadores dos Gts
25.01 Divulgação no site do evento dos Trabalhos aprovados e envio da carta de aceite para os e-mails das autoras ou dos autores.
29.01 Divulgação do site do evento o cronograma de apresentação dos Trabalhos aprovados por GT.
31.01 (noite) e/ou 01.02 (manhã) Realização dos Grupos de Trabalho (GTs) da 1ª Semana de Sociologia da UNILAB-CE.
  1. Da avaliação das  propostas:
  • As coordenadoras ou os coordenadores dos Grupos de Trabalho (GTs) selecionarão as propostas de Trabalho, priorizando os seguintes critérios:
  • Pertinência da proposta com as temáticas sugeridas pelo evento;
    1.  Adequação do Trabalho as normas do evento;
    1. Serão selecionados no máximo 08 (oito) trabalhos por GT.
  • Das disposições gerais:
  • São de exclusiva responsabilidade e discricionariedade das Coordenadoras e Coordenadores dos Gts da 1ª Semana de Sociologia da UNILAB-CE, a análise e aprovação das propostas de Trabalho.
  • Em consonância entre a Comissão Organizadora e as Coordenadoras e Coordenadores dos GTs será possível selecionar mais de 08 (oito) trabalhos por GT realocando os mesmos em outra sala e horário. Sendo as autoras e autores dos trabalhos previamente informadas/os.
  • Não haverá prorrogação dos prazos de envio de resumos, exceto se houver mudança de datas da realização do evento.
  • A Comissão Organizadora se reserva o direito de resolver os casos omissos e de criar ou complementar as regras acima, conforme os critérios mais adequados para promover os melhores resultados científicos do Evento.
    • A Comissão Organizadora não assegura o financiamento para as pessoas que vão coordenar os Grupos de Trabalho ou apresentar trabalhos.
  • Do resultado e do cronograma das apresentações:
  • O resultado final do processo de seleção das propostas de Trabalho a serem apresentadas nos Grupos de Trabalho (GTs) para a da 1ª Semana de Sociologia da UNILAB-CE, será divulgado na aba do evento, no site do Curso de Sociologia da Unilab, com cronograma de apresentações até o dia 29 janeiro de 2019.

Redenção, 09 de janeiro de 2019

Comissão Científica da 1ª Semana de Sociologia da UNILAB-CE.

Comissão Organizadora da 1ª Semana de Sociologia da UNILAB-CE.

Confira o edital com todas as informações sobre a submissão de trabalhos. 

O template pode ser acessado aqui