I SEMINÁRIO PATRIMÔNIO E MEMÓRIA EM PERIFERIAS URBANAS: desafios, experiências e caminhos

Os Grupos de Extensão, Pesquisa e Educação DIÁLOGOS URBANOS e PERFORMARTE e o PONTO DE MEMÓRIA DO GRANDE BOM JARDIM, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (PROEX), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e da Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS do GBJ), promovem no dia 05 de fevereiro de 2019 o I Seminário “Patrimônio e Memória em Periferias Urbanas: desafios, experiências e caminhos”.

O evento, aberto à comunidade acadêmica e a sociedade, entende a patrimonialização como processo comunitário, endógeno aos territórios periféricos urbanos, vinculado, por exemplo aos inventários participativos e aos processos de museologia social. Tem como inspiração a atuação do PONTO DE MEMÓRIA DO GRANDE BOM JARDIM, valorizando patrimônios materiais e imateriais urbanos, particularmente os vinculados às culturas e religiosidades populares, africanas e afro-brasileiras. Nesse sentido, cabe destacar a centralidade das memórias individuais, coletivas e institucionais de diferentes agentes das periferias urbanas.

O Seminário está estruturado em dois momentos. O primeiro painel nomeado Patrimônio e cultura popular, tem como mediador o professor Igor Monteiro (Unilab) e conta com os convidados: Ricardo Nascimento (Unilab); Adriano Almeida (Ponto de Memória GBJ); Mestre Cobra Mansa; ocorrerá a tarde das 14 às 17h.

O segundo momento acontecerá a noite com o painel intitulado: Religiosidades e cultura afro-brasileira, terá como Mediador o Professor Bruno Goulart (Unilab), com participação dos convidados: Emanuel Bastos; Daniele Cruz; Jean dos Anjos; George Carvalho; ocorrerá a noite, a partir das 18:30h.

Os organizadores do evento certificarão os participantes com declaração contendo carga horária de 08 horas de atividades de extensão.

Painel 1: Patrimônio e cultura popular

Convidados: Ricardo Nascimento; Adriano Almeida; Mestre Cobra Mansa;

Mediador: Igor Monteiro

DATA: 05/02/19

LOCAL: UNILAB – Campus dos Palmares/ Bloco 2- Térreo

HORÁRIO: 14 às 17 horas

Painel 2: Religiosidades e cultura afro-brasileira

Convidados: Emanuel Bastos; Daniele Cruz; Jean dos Anjos; George Carvalho;

Mediador: Bruno Goulart

DATA: 05/02/19

LOCAL: UNILAB – Campus dos Palmares/ Bloco 2- Térreo

HORÁRIO: 14 às 17 horas; 18:30 às 22 horas

PROMOÇÃO: DIÁLOGOS URBANOS, PERFORMARTE e PONTO DE MEMÓRIA DO GRANDE BOM JARDIM.

APOIO: PROEX-UNILAB/Rede DLIS do GBJ