Inscrições de ouvintes para eventos da Semana Universitária seguem abertas até domingo

Seguem abertas as inscrições de ouvintes para os 98 eventos (palestras, oficinas, mini-cursos, mostras e rodas de conversas) que serão realizados entre os dias 16 e 19 de outubro durante a V Semana Universitária da UNILAB, nos Campi do Ceará e Bahia.
Podem inscrever-se como ouvintes membros das comunidades da UNILAB (discentes, docentes e TAEs) ou externa. Inscrições no site do evento através do link: http://semanauniversitaria.unilab.edu.br/inscricoes-2017/#formulario.
SOBRE A SEMANA UNIVERSITÁRIA

Ciência para Redução das Desigualdades

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), por meio das Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (PROEX) convida toda a comunidade acadêmica e externa para participar da V Semana Universitária que acontecerá nos dias 16, 17, 18 e 19 de outubro de 2018 com a temática: “Ciência para Redução das Desigualdades”.

O tema da V Semana Universitária da UNILAB é de grande relevância por provocar uma discussão sobre a importância do desenvolvimento científico de um país e seus impactos nos âmbitos social, cultural, político e econômico. Em países em desenvolvimento, como o Brasil e os países parceiros da CPLP, a expansão da educação, e, consequentemente, a produção de ciência, é o único caminho que leva a um desenvolvimento social sólido e sustentável, onde, a médio prazo, espera-se uma redução significativa de desigualdades econômicas, sociais e nas relações étnico-raciais. A pesquisa também desempenha papel fundamental, tendo em vista as diversas formas de mudar toda uma sociedade com novas ideias que possam representar melhorias,  maior acesso a meios básicos de subsistência, como saneamento, educação, segurança alimentar e saúde.

Promover um debate acadêmico sobre os meios eficazes com que a ciência pode reduzir as desigualdades evidencia um claro exemplo de democratização, possibilitando a discussão e a troca de conhecimentos, saberes, culturas e práticas/ações sociais a partir da diversidade de sujeitos que circulam dentro e fora da estrutura institucional universitária, ou seja, permite-se através da temática uma formação crítica e propositiva aos interessados que venham  participar da Semana Universitária. Ao longo dessa edição do evento, serão realizadas palestras, minicursos, apresentações artísticas e culturais, além de apresentação de trabalhos com ampla presença da comunidade acadêmica e do público externo.

A Semana Universitária representa um espaço de reafirmação do compromisso da UNILAB, enquanto IFES, em produzir conhecimento respeitando as diferenças e a diversidade de saberes, culturas e experiências, convidando a sociedade a unir-se a seus servidores técnico-administrativos, docentes e discentes por meio das atividades propostas.

Sua participação é essencial para o sucesso deste evento!

Fonte: Assecom/Unilab